Lançada versão revista e atualizada do Referencial de Educação para os Media

Facebook
Twitter
LinkedIn

No dia 7 de dezembro de 2023 a Direção-Geral de Educação (DGE) tornou pública a versão revista e atualizada do Referencial de Educação para os Media, documento de referência nacional para o ensino desta área para alunos do pré-escolar ao ensino secundário. Recorde-se que a primeira versão do documento remonta a 2014.

A nova versão do documento mantém a equipa autoral original (os coordenadores do MILObs, Sara Pereira e Manuel Pinto, em conjunto com Eduardo Jorge Madureira), mas contou com contributos de parceiros de diferentes áreas de intervenção.

Trata-se de um documento de natureza flexível que pode ser usado em contextos formais, não-formais ou informais, no seu todo ou em parte, em particular no âmbito da “Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania”, através da componente de Cidadania e Desenvolvimento.

De acordo om a DGE «também se vislumbra que possa ser adotado como instrumento de trabalho por outras organizações públicas ou privadas com interesse em intervir no domínio dos Media, no âmbito, entre outros, da produção de recursos educativos e da formação de docentes».

Surge estruturado em função de oito grandes temas: Media, informação e atualidade; Tipos e linguagens dos media; Acesso, usos e práticas mediáticas;
Criação, produção e participação; Liberdade e ética; Ficção e entretenimento; Propaganda, publicidade e marcas; Empresas e profissionais.

Também poderá interessar-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba novidades por email

Subscreva aqui à nossa Newsletter