Quem somos

Missão

Fundado em 2009, por iniciativa conjunta dos seus primeiros membros permanentes, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), como o próprio nome indica, é uma rede informal de parceiros que decidiram juntar-se para debater, colaborar e articular formas de promover a educação para os media e a literacia mediática em Portugal, e, nesse sentido, contribuir para o reforço de ambas em termos de políticas públicas. 

Nos primeiros anos de existência, o trabalho do GILM moveu-se pela convicção de que era necessário colocar a importância da literacia mediática na agenda pública nacional. E foi nesse sentido que a sua atividade foi direcionada ao longo dos anos.  Neste contexto importa destacar a “Declaração de Braga – Literacia dos Media”, documento que contribuiria e contribui para explicitar objetivos que tem norteado a atividade do GILM ao longo dos tempos. Foi ratificada em abril de 2011, pelos Organizadores da primeira edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania (iniciativa que o Grupo considera uma das suas imagens de marca).

Abril de 2023, Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa). Fotografia de grupo no fecho do VI Congresso Literacia, Media e Cidadania. Membros da Comissão Organizadora. Da esquerda para a direita: Anna Ormeche (CNU); Vitor Tomé; Susana Tavares (DGE); Mário Rui Miranda (RTP); Fernanda Bonacho (ESCS); Sérgio Gomes da Silva (SGPCM); Sandra Martins (FCT); Bruna Afonso (ERC); Paulo Couraceiro (Obercom); Elsa Mota (DGE), Adelaide Jesus (ERC), Pedro Braumann (RTP); Maria João Filipe (RBE). Créditos da foto: Gabinete Comunicação ESCS.
Atualmente, num momento em que a relevância desta literacia é assumida por decisores a nível nacional e internacional, o Grupo continua a considerar relevante bater-se pela promoção da literacia mediática como uma das literacias-chave à formação de todos os cidadãos sem exceção e como instrumento para garantir a participação democrática e o verdadeiro exercício da cidadania.
Setembro de 2023, Edifício Barra-Barra (sede do .PT em Lisboa). Fotografia de grupo no final da primeira reunião plenária pós período de férias de verão. De baixo para cima, começando pela esquerda: Paulo Couraceiro (Obercom); Marta Sousa (ICA); Sofia Rasgado (CNCS); Mário Rui Miranda (RTP); Ana Dias (SGPCM); Bruna Afonso (ERC); Pedro Braumann (RTP); Adelaide Jesus (ERC); Anna Ormeche (CNU); Maria Rodrigues (Lusa); Fernanda Bonacho (ESCS); Nicolau Borges (PNL); Sandra Martins (.PT); Sérgio Gomes da Silva (SGPCM); Alexandra Lorena (SGPCM); Luísa Ribeiro Lopes (.PT). Créditos: .PT.

Natureza informal e modo de funcionamento

Setembro de 2023 (dia 11). Reunião plenária pós período de férias de verão (modelo híbrido). Local físico: Edifício Barra-Barra, Lisboa (sede do .PT, instituição membro do GILM). Créditos da foto: Direitos Reservados.

Cabe a cada instituição membro do GILM decidir quem são a(s) pessoa(s) que a representam no seio do Grupo.

Um membro permanente mantém-se nessa qualidade até comunicar ao grupo decisão em contrário. 

Dentro do GILM, os seus membros organizam o seu trabalho com base em grupos de trabalho (GT), abertos à participação dos membros que tiverem interesse em colaborar. Esses GT são responsáveis pela execução de um plano de trabalho anual proposto internamente, cuja versão final é definida e aprovada em reunião plenária. 

Em maio de 2022, o GILM passou a contar também com um Conselho Consultivo, cujo objetivo será apoiar o Grupo na identificação de desafios e oportunidades de atuação, tendo em consideração a sua missão, bem como na articulação de novas possibilidades de colaboração.

Atualmente integram o GILM os seguintes membros permanentes

Desde a sua fundação, o GILM privilegiou a integração, como membros permanentes, de entidades públicas com responsabilidade e interesse na área da literacia mediática, embora também tenha associado nessa qualidade pessoas a título individual, na qualidade de especialistas convidados.

Além dos representantes destas catorze instituições, o Grupo tem ainda como membro Vítor Tomé, na qualidade de perito convidado.

Membros do GILM ao longo do tempo

O GILM tem como membros fundadores cinco instituições públicas :

Entretanto, a composição do GILM abriu-se a novos parceiros interessados:

 

Foram ainda membros permanentes do GILM duas peritas convidadas: Maria Emília Brederode Santos e Teresa Calçada.  Ambas acabariam por integrar o Grupo também como representantes institucionais. Maria Emília Brederode Santos na qualidade de Presidente do Conselho Nacional de Educação e Teresa Calçada na qualidade de Comissária do Plano Nacional de Leitura. 

No final de 2021 passaram a integrar o grupo:

Em 2023 passaria a integrar o grupo o .PT.

Receba novidades por email

Subscreva aqui à nossa Newsletter