Operação 7 Dias com os Media 2024 – evento de lançamento em Lisboa, no dia 23 de janeiro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Na próxima terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024, entre as 14h30 e as 16h00, o GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática)1 irá promover o lançamento da Operação “7 Dias com os Media 2024” no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa (Telheiras), num evento de livre acesso ao público.

A iniciativa, que desde 2013 se estabelece como a semana portuguesa dedicada à promoção da educação para os media e da literacia mediática, celebra-se anualmente de 3 a 9 de maio, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Num tempo marcado por desafios económicos, políticos, sociais e tecnológicos, a 12.ª edição desta Operação promovida pelo GILM, elege como tema central “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”.

Um representante da Linha Internet Segura irá apresentar alguns dados recentes sobre os discursos de ódio em Portugal, dados esses recolhidos no âmbito da atividade desse serviço do Centro Internet Segura. Esta apresentação servirá como ponto de partida para um debate alargado sobre a problemática e as possíveis soluções para enfrentá-la, moderado pelo jornalista Francisco Sena Santos.

Os participantes que se juntam na mesa-redonda são: António Mateus, jornalista da RTP; Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril; Marisa Torres da Silva, Professora da FCSH / Universidade Nova; uma jogadora de futebol da Seleção Nacional e um representante da Linha Internet Segura.

Este debate proporcionará uma visão multidisciplinar sobre o tema deste ano, reunindo perspetivas de diferentes setores, incluindo o jornalismo, a academia, o desporto e a segurança digital. Durante esta mesa-redonda, que promove um diálogo aberto e construtivo, a audiência terá a oportunidade de interagir diretamente com os convidados, participando ativamente através de perguntas e comentários.

A Operação “7 Dias com os Media” em 2024 apresenta-se renovada nesta 12.ª edição, e a nova imagem será apresentada na abertura do evento de 23 de janeiro.

Considerando que no nosso dia-a-dia e ao longo da vida, todos nos relacionamos com o universo dos media (imprensa, rádio, televisão, cinema, internet) esta iniciativa continua a ter como objetivo o envolvimento de um número crescente e diversificado de participantes. Por isso o evento será transmitido online no canal Youtube do GILM.

O tema central de 2024, “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”, propõe uma reflexão crítica e a abertura para múltiplas abordagens, incluindo:

  •  Discursos de ódio nas redes sociais
  • Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz
  • Os limites da liberdade de expressão em democracia 
  • A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online
  • O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz
  • Inteligência artificial e manipulação da realidade

Tal como é habitual, a iniciativa de 2024 irá incluir todos os projetos/atividades e iniciativas dos mais diversos temas que tenham como objetivo a promoção e desenvolvimento do conhecimento sobre o universo dos media.

A partir de 23 de janeiro de 2024, o GILM desafia todos os cidadãos, nos mais variados contextos (escolares, profissionais, pessoais) a descobrir formas de se envolverem e participarem ativamente na Operação #7diascomosmedia2024, entre 3 e 9 de maio de 2024.

Para esclarecimentos adicionais, dúvidas ou informações detalhadas sobre o evento, a Operação “7 Dias com os Media 2024” ou formas de participação, por favor contacte a organização através do seguinte email: 7diascomosmedia@gilm.pt

Também poderá interessar-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba novidades por email

Subscreva aqui à nossa Newsletter