Operação 7 dias com os media

A iniciativa que quer estimular a participação de tod@s!

Em 2012, durante uma das habituais reuniões plenárias do GILM, surgiu a ideia de promover uma iniciativa com duração de um dia que estimulasse a participação da sociedade em geral na promoção ativa da educação para os media e da literacia mediática, através da partilha de atividades/projetos. Assim nasceu a ideia do “Um dia com os Media”, que seria posta em prática no dia 3 de maio desse ano, data escolhida por ser o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa celebrado pela ONU.

O bom acolhimento da iniciativa de 2012 por todos os que a animaram foi o impulso decisivo para que no ano seguinte fossem lançados os “7 Dias com os Media”, isto é, uma semana inteira simbolicamente dedicada à promoção de um melhor conhecimento do universo dos media, com início no dia 3 de maio e fim no dia 9 de maio.

7 Dias com os Media 2013 foi o ano da primeira edição daquela que o GILM considera atualmente como uma das suas iniciativas mais emblemáticas e a que, com o tempo,  começou a apresentar como Operação 7 Dias com os Media. Com edição anual marcada para a mesma semana do ano – 3 a 9 de maio – esta iniciativa tem contado com a participação de vários atores sociais, embora os do setor da educação – escolas, bibliotecas escolares, universidades – sejam os mais frequentes.

Dirigida à sociedade em geral, continua a fazer parte dos objetivos gerais desta semana alargar cada vez mais o número e diversidade de participantes. É por isso que continuamos a contar com tod@s e que os projetos/atividades promovidos por aqueles que já participaram continuam no site da Operação a servir de inspiração para as edições futuras!

Logotipo adotado pelo GILM para a iniciativa “7 dias com os Media”. Foi utilizado como marca desta operação entre a 1.ª e a 11.ª edição, isto é, entre 2013 e 2023.

Imagem da edição especial de 2020, realizada durante o período da pandemia de COVID-19. Esta edição foi a primeira a contar com personalidades de diferentes áreas na promoção ativa da iniciativa.

Imagem da edição especial de 2022, ano em que a operação 7 Dias com os Media comemorou a sua primeira década de existência.

Rebranding do logotipo de 2013 adotado pelo GILM em 2024 como nova imagem. Formalmente apresentado como nova imagem da operação 7 Dias com os Media na iniciativa de lançamento da edição da 12.º edição, realizada a 23 de janeiro de 2024, na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa.

Receba novidades por email

Subscreva aqui à nossa Newsletter