O GILM participou na Conferência Europeia de Literacia Mediática e Digital 2024, que decorreu em Bruxelas, nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1 de março, sob o tema Media Literacy Matters.
Os membros do GILM Fernanda Bonacho e Sofia Rasgado fizeram uma comunicação sobre o modelo de funcionamento deste Grupo Informal, o que mereceu o interesse e a curiosidade dos conferencistas provenientes de diversos países.
A apresentação do GILM decorreu no dia 29 de fevereiro, na sessão paralela intitulada «Developing a statewide media literacy strategy – part 1», onde intervieram também os oradores Laura Delmoly (CLEMI / DE FACTO, França) e a Andrea Cox (Conselho para Serviços Media, Eslováquia).
A Conferência Media Literacy Matters decorreu no âmbito da Presidência belga do Conselho da União Europeia e foi organizada pela Mediawijs, a organização governamental dedicada à literacia mediática, que ajuda os residentes da Flandres e de Bruxelas a utilizar e a compreender as tecnologias e os meios de comunicação digitais de forma ativa, criativa, crítica e consciente, para que todos possam participar na sociedade.
Durante os três dias da conferência, académicos, educadores, bibliotecários, profissionais das políticas públicas de comunicação e legisladores provenientes de diversas partes do mundo, puderam trocar experiências, ideias e opiniões sobre literacia mediática numa profícua dinâmica de networking.
Sofia Rasgado do Centro Internet Segura – Centro Nacional de Cibersegurança (à esquerda) e Fernanda Bonacho da Escola Superior de Comunicação Social (à direita) em representação do GILM na Media Literacy Matters Conference. Participação nas sessões paralelas de dia 29 de fevereiro de 2024.