Embaixadores 7 Dias com os Media  2024

Facebook
Twitter
LinkedIn

Há doze anos que a Operação 7 Dias com os Media procura chegar junto da população em geral. Uma missão nem sempre fácil de atingir. Os “Embaixadores da Operação” são pessoas (em nome individual ou em representação de alguma instituição) que vêm dar uma ajuda no cumprimento dessa missão, através de vídeos de apoio e do compromisso com os objetivos da iniciativa.

Os Embaixadores da edição de 2024 já começaram a emprestar o seu testemunho. Vale a pena ouvir e partilhar o que cada um tem para dizer. Todos os vídeos vão sendo disponibilizados no website da Operação a partir de uma playlist disponível no canal Youtube do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) , promotor da operação.

João Lopes (líder digital), Augusto Mateus (jornalista da RTP e escritor biógrafo de Nelson Mandela), Miriam Andrade e Rafaela Teixeira (criadoras de conteúdo do ENTR) são alguns dos rostos que aceitaram o título de Embaixadores da Operação 7 dias com os Media 2024.

A eles se juntam representantes institucionais que irão procurar partilhar a Operação além-fronteiras, sobretudo em países falantes de língua portuguesa. Pedro Brinca  (Assessor do Secretario de Estado da Comunicação Social em Timor-Leste) leva a operação até Timor-Leste, Karine Andrade (membro do Conselho Regulador da Autoridade para a Comunicação Social) até Cabo Verde, José Luís Fernandes (membro do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana) até Angola.

Entre os embaixadores também estarão representantes das instituições que fazem parte do GILM e/ou do seu Conselho Consultivo: André Sendin (Presidente da Escola Superior de Comunicação Social), David Xavier (Secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros), Luísa Ribeiro Lopes (Presidente do Conselho Diretivo do .pt), Manuela Pargana Silva (Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares), Regina Duarte (Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 e responsável pela coordenação do Plano Nacional de Literacia Mediática), Rita Rola (Vogal do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social). A estes nomes juntar-se-ão outros que irão sendo revelados ao longo da semana da Operação.   

Recorde-se que a origem da ideia dos embaixadores remonta a 2020, durante a edição especial da Operação 7 Dias com os Media vivida no início da pandemia de COVID-19. Nesse contexto, o GILM criou a figura das “Vozes da iniciativa”, pessoas que, em nome próprio ou em representação de instituições com missão/interesse na promoção da literacia mediática se juntaram, a partir de suas casas, a uma edição muito especial. Na edição de 2023, a ideia foi retomada e foram apresentados três embaixadores!

Também poderá interessar-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RECEBER INFORMAÇÃO

Quer estar a par da atividade do GILM?