No próximo dia 9 de maio de 2024 – o último dia Semana dos Media e Dia da Europa – irá realizar-se o 7.º Encontro Nacional de Educação para os Media, subordinado ao tema “Jovens, Redes Sociais, Desinformação e Intolerância”, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação em parceria com o Grupo Informal de Literacia Mediática, a TSF Rádio Notícias, o Jornal PÚBLICO e o PÚBLICO na Escola, o Agrupamento Escolas Vila Nova da Barquinha e o Centro de Formação A23.
O Encontro terá um formato híbrido, online (plataforma zoom da DGE) e presencial (Auditório da Escola D. Maria II do AE de Vila Nova da Barquinha).
Dando continuidade aos encontros realizados em anos anteriores, o evento deste ano, convoca os jovens e a comunidade escolar a refletir sobre os fenómenos da desinformação e da intolerância, uma vez que representam desafios complexos e interconectados para a democracia na Europa e em todo o mundo.
Enfrentar todos estes desafios requer uma abordagem multifacetada que envolve o fortalecimento da literacia mediática, a promoção do diálogo intercultural e inter-religioso, o combate à discriminação e a defesa dos valores democráticos fundamentais, como a liberdade de expressão, a igualdade e o Estado de Direito. Somente através de esforços coordenados e colaborativos podemos esperar mitigar os efeitos negativos destes fenómenos e proteger a saúde de nossas democracias.
Integrado na 12.ª edição da Operação “7 Dias com os Media”, que tem como tema “Discursos de ódio e Paz em Tempos de Guerra”, o Encontro Nacional de Educação para os Media tem como objetivos:
- Desenvolver a perceção nos públicos em idade escolar sobre os riscos da utilização excessiva das redes sociais como fontes de informação
- Sensibilizar os jovens para a importância do jornalismo e de se informarem através de fontes jornalísticas
- Alertar para a necessidade de desenvolver competências que visem prevenir a adoção de comportamentos de identificação da intolerância
- Adquirir conhecimentos sobre ferramentas que permitem identificar conteúdos de desinformação
- Contextualizar a desinformação como ameaça à democracia e aos valores fundadores da Europa
Este encontro tem como público-alvo alunos e professores de diferentes níveis de educação e ciclos de ensino, que estejam envolvidos ou que tenham interesse na temática. Para além do domínio dos media, este encontro conta com a colaboração e articulação dos domínios de Direitos Humanos e Segurança, Defesa e Paz.
Está certificado como Ação de Formação de Curta Duração (ACD) de 6h, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente: Educadores de Infância, docentes dos ensinos básicos e secundários e de educação especial.
Inscrições (obrigatório)