O Congresso Literacia, Media e Cidadania, também abreviado como Congresso LMC, começou a ser preparado em 2010 pelos membros fundadores do GILM, em articulação com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e o Ministério da Educação, tendo sido realizado nos dias 25 e 26 de março de 2011, em Braga. Nessa altura, não foi perspetivado pelo GILM com a continuidade que acabaria por assumir. Ou seja, o congresso de Braga foi a primeira edição de uma iniciativa que o Grupo considera uma das suas imagens de marca.
UMA INICIATIVA ASSENTE NUM COMPOSTO DE 3 EIXOS
Literacia, Media e Cidadania são três pilares definidores da educação para os media. Por isso mesmo, foram eleitos pelo Grupo como os três eixos enquadradores desta iniciativa. Como uma obrigatoriedade: devem ser entendidos como um todo. O mesmo é dizer que, no âmbito desta iniciativa, não são independentes, isto é, não se irá abordar a literacia, sem se falar de media e cidadania e vice-versa.
A partir da quarta edição, depois de três edições mais generalistas (isto é, a explorar uma multiplicidade de temáticas e assuntos, aos três eixos, o GILM passou a acrescentar a “tónica da edição”. Essa estratégia teve como objetivo permitir um maior aprofundamento dessa tónica mais específica.
“Por uma nova consciência do espaço público” – quarta edição
“Tecnologia, Desinformação e Ética” – quinta edição
“Transição Digital e Políticas Públicas” – sexta edição
FREQUÊNCIA E ALCANCE GEOGRÁFICO
O bom acolhimento do Congresso de Braga por muitos dos envolvidos/interessados na promoção da literacia mediática, conjugados com um dos dez objetivos/propostas da Declaração de Braga – Literacia dos Media – «Realizar iniciativas de âmbito nacional, de grande abrangência, que permitam suscitar a reflexão e o debate dos cidadãos e das instituições sobre os media que temos», ditaria que o congresso se passasse a realizar a cada dois anos. Exceção para a sexta edição, que se regressaria apenas em 2023 (a quinta foi em 2019), por decisão do Grupo que optou por não realizar a iniciativa em tempos de pandemia de Covid-19.
Em termos de alcance, o congresso exclusivamente nacional rapidamente passou a explorar também a abrangência internacional.
LOGOS DO CONGRESSO LMC
Os logotipos do congresso refletem a evolução da iniciativa (ao estilo informal do Grupo), com o da primeira edição a distinguir-se completamente dos restantes. A partir da segunda edição, é adotado pelo GILM o logotipo em forma de molécula, que tem ganhado diferentes tonalidades e, na mais recente, uma redefinição das linhas originais. A partir da quinta edição a numeração árabe é substituída pela numeração romana.