Congresso de Literacia, Media e Cidadania

O Congresso Literacia, Media e Cidadania, também abreviado como Congresso LMC, começou a ser preparado em 2010 pelos membros fundadores do GILM, em articulação com a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento e o Ministério da Educação, tendo sido realizado nos dias 25 e 26 de março de 2011, em Braga. Nessa altura,  não  foi  perspetivado pelo GILM com a continuidade que acabaria por assumir.  Ou seja, o congresso de Braga foi a primeira edição de uma iniciativa que o Grupo considera uma das suas imagens de marca.

UMA INICIATIVA ASSENTE NUM COMPOSTO DE 3 EIXOS

Literacia, Media e Cidadania são três pilares definidores da educação para os media. Por isso mesmo, foram eleitos pelo Grupo como os três eixos enquadradores desta iniciativa. Como uma obrigatoriedade: devem ser entendidos como um todo. O mesmo é dizer que, no âmbito desta iniciativa, não são independentes, isto é, não se irá abordar a literacia, sem se falar de media e cidadania e vice-versa.

A partir da quarta edição, depois de três edições mais generalistas (isto é, a explorar uma multiplicidade de temáticas e assuntos, aos três eixos, o GILM passou a acrescentar a “tónica da edição”.  Essa estratégia teve como objetivo permitir um maior aprofundamento dessa tónica mais específica.

“Por uma nova consciência do espaço público”  – quarta edição

“Tecnologia, Desinformação e Ética” – quinta edição

“Transição Digital e Políticas Públicas” – sexta edição

FREQUÊNCIA E ALCANCE GEOGRÁFICO

O bom acolhimento do Congresso de Braga por muitos dos envolvidos/interessados na promoção da literacia mediática, conjugados com um dos dez objetivos/propostas da Declaração de Braga – Literacia dos Media – «Realizar iniciativas de âmbito nacional, de grande abrangência, que permitam suscitar a reflexão e o debate dos cidadãos e das instituições sobre os media que temos», ditaria que o congresso se passasse a realizar a cada dois anos. Exceção para a sexta edição, que se regressaria apenas em 2023 (a quinta foi em 2019), por decisão do Grupo que optou por não realizar a iniciativa em tempos de pandemia de Covid-19.

Em termos de alcance, o congresso exclusivamente nacional rapidamente passou a explorar também a abrangência internacional. 

LOGOS DO CONGRESSO LMC

Os logotipos do congresso refletem a evolução da iniciativa (ao estilo informal do Grupo), com o da primeira edição a distinguir-se completamente dos restantes. A partir da segunda edição, é adotado pelo GILM o logotipo em forma de molécula, que tem ganhado diferentes tonalidades e, na mais recente, uma redefinição das linhas originais. A partir da quinta edição a numeração árabe é substituída pela numeração romana.

 

Receba novidades por email

Subscreva aqui à nossa Newsletter