Conselho Consultivo

Belinha de Abreu

Presidente do International Council for Media Literacy (IC4ML) / Universidade de Connecticut

Belinha S. de Abreu (PhD) é uma especialista internacional cujos interesses de investigação incluem educação para a literacia mediática e da informação, tecnologia educativa, perspetivas globais, pensamento crítico, privacidade e big data, discurso cívico, jovens adultos e formação de professores.

O seu trabalho está focado no impacto da aprendizagem enquanto resultado do consumo de media e uso de tecnologias por parte de alunos do Ensino Básico e Secundário; bem como na disponibilização de oportunidades viáveis e reais de se envolverem em vários ambientes tecnológicos e, por sua vez, incentivando-os a serem utilizadores criativos e conscientes da tecnologia e dos media.

É a fundadora do Media Literacy Research Symposium (IMLRS) e recebeu o National Media Literacy Education’s Media Literacy Research Award em 2021. É a atual presidente do International Council for Media Literacy (IC4ML), anteriormente conhecido como National Telemedia Council, uma organização sem fins lucrativos que tem contribuído, desde 1953, para o desenvolvimento de uma sociedade global literata em media. O IC4ML também produz o The Journal of Media Literacy, do qual Belinha De Abreu é membro do conselho editorial e foi editora convidada em várias ocasiões.

Licenciada em Comunicação, com especialização em produção televisiva e relações públicas, tem um mestrado em Biblioteconomia e Tecnologia Instrucional e um doutoramento em Currículo e Instrução, com foco na Literacia Mediática, pela Universidade de Connecticut. Foi perita internacional no Forum on Media & Information Literacy for UNESCO’s Communication & Information Section. O seu trabalho foi apresentado em Knowledge Quest, Cable in the Classroom, Civic Media Project e várias outras publicações.

É autora de Media Literacy for Justice: Lessons for Changing the World (ALA: Neal-Schuman, 2022), Teaching Media Literacy (ALA: Neal-Schuman, 2019), Mobile Learning through Digital Media Literacy (Peter Lang, 2017), autora/editora de Media Literacy, Justice and Equity (Routledge, 2023), e autora/co-editora de Global Media Literacy in a Digital Age (Peter Lang, 2016), Media Literacy Education in Action: Theoretical and Pedagogical Perspectives (Routledge, 2014), e autor de Media Literacy, Social Networking and the Web 2.0 World for the K-12 Educator (Peter Lang, 2011).

Receba novidades por email

Subscreva aqui à nossa Newsletter