Com o regresso à escola, regressam também alguns temas sensíveis, como é o caso do bullying. No próximo dia 22 de outubro (15h00-17h30), o auditório da Escola Secundária de Camões (Lisboa) vai transformar-se numa sala de cinema para sensibilizar sobre este tipo de violência de uma forma talvez um pouco menos habitual: a partir do visionamento do filme “Recreio” (“Un Monde” no original, 2021) propõe-se um exercício de reflexão e debate sobre o modo como o bullying é retratado pelo cinema, mas também em conteúdos de outros media (televisão, imprensa, rádio, redes sociais).
A proposta desta sessão de literacia fílmica de livre acesso (mediante inscrição prévia) resulta da iniciativa conjunta do Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e do Plano Nacional de Cinema (PNC) e associa-se ao Dia de Combate ao Bullying (que as escolas portuguesas costumam comemorar a 20 de outubro) e à Global Media and Information Literacy Week 2024 promovida pela UNESCO.
Embora seja esperado que a comunidade escolar (professores, técnicos, alunos, pais, associações de pais, associações de estudantes) e os profissionais/futuros profissionais dos media se sintam imediatamente convidados a participar, a ideia é que participem no debate todos os interessados em saber mais sobre o modo como os media falam de temáticas que afetam diretamente a vida de muitas pessoas.
Note-se que o filme “Recreio”, que estará na base desta matiné de cinema e que pretende ser simultaneamente uma sessão de literacia fílmica, integra o conjunto de obras recomendadas pelo PNC. Uma longa-metragem da realizadora belga Laura Wandel, que constrói um retrato de bullying a partir do olhar de Nora – uma menina de sete anos, testemunha da violência e intimidação de que o seu irmão mais velho (Abel) é alvo por parte de colegas na escola que ambos frequentam. Nora fica presa a um dilema: o desejo de denunciar o que se passa com o irmão e a necessidade de se conseguir integrar.
Refira-se que a escolha da temática desta sessão de cinema vem no seguimento da reflexão sobre os discursos de ódio nos media, iniciada em maio com a Operação 7 Dias com os Media 2024.
Esta não é a primeira vez que o GILM e o PNC se juntam para promover iniciativas que têm como objetivo envolver os cidadãos em exercícios de reflexão sobre os conteúdos divulgados pelos/através dos media. Recorde-se que já foi promovida uma masterclass com o produtor e realizador Manuel Pureza e uma matiné de literacia fílmica sobre a temática do discurso de ódio.
Brevemente serão revelados mais pormenores sobre esta iniciativa, nomeadamente a composição do painel de participantes que irão dinamizar o debate que se vai seguir à exibição do filme. Reservem a data, inscrevam-se e juntem-se ao debate!