Conselho Consultivo

Bruna Afonso

Representante da ERC

Nascida nos anos 80 do século XX, mais precisamente em 1982. Gosta de pensar que a sua ligação com a literacia mediática se estabelece logo na simpática coincidência de ter nascido no ano da célebre Declaração de Grünwald de Educação para os Media. Bruna Afonso soube desde cedo que a Comunicação era uma das suas grandes paixões,  tendo-se licenciado em Ciências da Comunicação (variante jornalismo) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mais tarde, para melhorar a capacidade de análise de conteúdo, pós graduou-se em Análise de Dados em Ciências Sociais pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, percurso que acabaria por ser útil para a sua função de analista de media, que exerce na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) desde 2007.

Precisamente na ERC tem construído o seu percurso na área de Literacia Mediática, integrando projetos/iniciativas de literacia mediática do regulador desde 2012. Desde 2021 passou a representar a ERC em diferentes grupos de trabalhos internacionais sobre literacia mediática, nomeadamente do ERGA, da EPRA e do RIRM/MNRA. Também colabora com a PRAI.

Entrou para o GILM em 2012. Desde então tem integrado diferentes grupos de trabalho internos, entre os quais os responsáveis pela organização de iniciativas como o Congresso Literacia, Media e Cidadania e a Operação 7 Dias com os Media.

RECEBER INFORMAÇÃO

Quer estar a par da atividade do GILM?