Conheça o grupo de especialistas que irá contribuir para a sessão de literacia de dia 22 de Outubro

Facebook
Twitter
LinkedIn

Fernanda Freitas será a moderadora da sessão de literacia fílmica que o Auditório da Escola Secundária Camões (em Lisboa) recebe na tarde da próxima terça-feira, dia 22 de outubro de 2024. A acompanhá-la estarão três oradores de diferentes áreas profissionais: Diogo Camões, Diretor de Casting da Academia de Cinema, João Faria, Psicólogo Clínico, Coordenador do Núcleo de Intervenção no Comportamento Online, Pin – Partners in Neuroscience; Projeto Bullying.pt e Sílvia Maia, jornalista da Lusa com experiência na cobertura noticiosa de matérias sensíveis como o bullying, precisamente o fenómeno que estará em destaque.

Com eles é esperada também a participação de uma audiência, da qual ainda poderão fazer parte todos os que se quiserem inscrever: https://forms.gle/uN5JLKx2rSTHscHz9. 

As questões, reflexões e comentários de todos os participantes só poderão ajudar a fazer desta iniciativa mais um contributo para ajudar a melhorar a literacia mediática de todos os interessados.

A abertura da matiné será realizada por João Jaime Pires, Diretor da Escola Secundária de Camões, que desde logo manifestou a disponibilidade para acolher esta iniciativa. Estarão também nesse momento dois representantes do GILM: Sérgio Gomes da Silva (que atualmente dirige a Estrutura de Missão #PortugalMediaLab, Estrutura que representa no grupo) e José Carlos Sousa (Diretor de Serviços e de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação).

Quem quiser acompanhar a abertura e o momento de debate terá a oportunidade de se juntar através do streaming que será disponibilizado no canal youtube do GILM: BULLYING: debater sobre o modo como é retratado no cinema e em outros media (youtube.com).

As escolas que decidirem participar à distância poderão ter acesso ao filme através do Plano Nacional de Cinema (PNC). Poderão faze-lo antes da sessão ou sincronizar o seu visionamento com o da sessão de matiné. Os professores que escolherem dinamizar sessões nas suas escolas baseados nesta iniciativa, também poderão partilhar evidências da sua participação para info@gilm.pt!

Recordamos que esta iniciativa é aberta a todos os interessados. Embora o filme seja o ponto de partida , a ideia é aprofundar a reflexão e, conforme refere o título, pensar sobre o modo como o bullying é retratado também em outros media. Não deixem de partilhar as vossas reflexões e comentários para enriquecer o debate!

Conheça melhor o painel de especialistas que irá contribuir para o debate!

Fernanda Freitas destaca-se pelo seu interesse pela comunicação e simultaneamente pelas causas sociais. Para a maior parte das pessoas possivelmente ficou conhecida pela sua carreira como jornalista e pelo seu trabalho como apresentadora e coordenadora do programa diário “Sociedade Civil”. Atualmente, é Presidente da Associação Nuvem Vitória , que, com a ajuda de voluntários, conta histórias de embalar a crianças internadas. É ainda Membro da Direção ESLIDER – Associação Portuguesa para a Inovação Social, Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado, Membro Fundadora do Fórum dos Direitos da Criança e dos Jovens e embaixadora do projeto “Portugal Sou eu”. Em 2013 recebeu a Ordem de Mérito Civil.
Diogo Camões é diretor-geral da Academia Portuguesa de Cinema e diretor de casting. Estudou Realização de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema, estagiou na Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid e foi bolseiro do Programa INOV-ART. Começa a sua atividade como assistente de casting em filmes como “Mistérios de Lisboa” de Raoul Ruiz e “Night Train to Lisbon” de Bille August. Como diretor de casting, destacam-se “Diamantino” de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, “Légua” de Filipa Reis e João Miller Guerra, “A Semente do Mal” de Gabriel Abrantes, “On Falling” de Laura Carreira. Na Academia Portuguesa de Cinema, desde 2017, é responsável pela direção de inúmeras iniciativas, entre as quais duas parcerias com a Netflix focadas na inclusão de comunidades sub-representadas no cinema.
João Faria é formado em psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, seguiu o seu percurso formativo na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, onde realizou pós graduação em psicoterapia com crianças e adolescentes e onde atualmente é formador e supervisor clínico. Lecciona módulos de formação dedicados às estratégias facilitadas da comunicação e relação terapêutica, assim como sobre as perturbações da ansiedade típicas da infância e da adolescência. Atualmente coordenador do núcleo de intervenção no comportamento online no PIN - Partners in Neuroscience, onde exerce psicologia clínica em torno das temáticas associadas ao Cyberbullying e à Adição à Internet e videojogos. Coordenador do Projeto iCare, desenvolvido pelo PIN - Partners in Neuroscience, com objetivos de criação e implementação de estratégias de acompanhamento à distância, abrangendo áreas como as consultas online, o e-learning, a criação de site dedicado às perturbações do desenvolvimento e ao desenvolvimento de aplicações clínicas e pedagógicas.
Sílvia Maia é licenciada em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, exerce desde 1999. Actualmente é jornalista da Agência Lusa, onde se especializou na área da Educação. Na última década, entrevistou especialistas nacionais e internacionais sobre bullying, tem feito investigação nessa área e escrito várias notícias e reportagens sobre o tema. Acompanha frequentemente conferências sobre Educação, bem como toda a politica educativa em Portugal. Tem sido convidada ocasionalmente por outros media para comentar a atualidade sobre o setor.

Também poderá interessar-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

RECEBER INFORMAÇÃO

Quer estar a par da atividade do GILM?