Fernanda Freitas será a moderadora da sessão de literacia fílmica que o Auditório da Escola Secundária Camões (em Lisboa) recebe na tarde da próxima terça-feira, dia 22 de outubro de 2024. A acompanhá-la estarão três oradores de diferentes áreas profissionais: Diogo Camões, Diretor de Casting da Academia de Cinema, João Faria, Psicólogo Clínico, Coordenador do Núcleo de Intervenção no Comportamento Online, Pin – Partners in Neuroscience; Projeto Bullying.pt e Sílvia Maia, jornalista da Lusa com experiência na cobertura noticiosa de matérias sensíveis como o bullying, precisamente o fenómeno que estará em destaque.
Com eles é esperada também a participação de uma audiência, da qual ainda poderão fazer parte todos os que se quiserem inscrever: https://forms.gle/uN5JLKx2rSTHscHz9.
As questões, reflexões e comentários de todos os participantes só poderão ajudar a fazer desta iniciativa mais um contributo para ajudar a melhorar a literacia mediática de todos os interessados.
A abertura da matiné será realizada por João Jaime Pires, Diretor da Escola Secundária de Camões, que desde logo manifestou a disponibilidade para acolher esta iniciativa. Estarão também nesse momento dois representantes do GILM: Sérgio Gomes da Silva (que atualmente dirige a Estrutura de Missão #PortugalMediaLab, Estrutura que representa no grupo) e José Carlos Sousa (Diretor de Serviços e de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação).
Quem quiser acompanhar a abertura e o momento de debate terá a oportunidade de se juntar através do streaming que será disponibilizado no canal youtube do GILM: BULLYING: debater sobre o modo como é retratado no cinema e em outros media (youtube.com).
As escolas que decidirem participar à distância poderão ter acesso ao filme através do Plano Nacional de Cinema (PNC). Poderão faze-lo antes da sessão ou sincronizar o seu visionamento com o da sessão de matiné. Os professores que escolherem dinamizar sessões nas suas escolas baseados nesta iniciativa, também poderão partilhar evidências da sua participação para info@gilm.pt!
Recordamos que esta iniciativa é aberta a todos os interessados. Embora o filme seja o ponto de partida , a ideia é aprofundar a reflexão e, conforme refere o título, pensar sobre o modo como o bullying é retratado também em outros media. Não deixem de partilhar as vossas reflexões e comentários para enriquecer o debate!
Conheça melhor o painel de especialistas que irá contribuir para o debate!