No próximo dia 29 de janeiro de 2025, o AI Hub da Unicorn Factory de Lisboa recebe o lançamento da Operação 7 Dias com os Media 2025 – 3 a 9 de maio que tem como mote “IA, eu penso!”, desafiando todas as pessoas a refletir sobre Inteligência Artificial e Pensamento Crítico.
Promovido pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), este evento de livre acesso (sujeito a inscrição prévia), com transmissão no canal YouTube do GILM, pretende convidar toda a sociedade a participar na 13ª edição da Operação 7 Dias com os Media.
A Operação 7 Dias com os Media é uma iniciativa que o GILM promove, desde 2013, com o objetivo de contribuir para a promoção da literacia mediática e da educação para os media ao longo da vida, junto de todos os cidadãos e cidadãs, de todas as idades.
Na mesa de abertura do evento de lançamento deste ano estará presente um representante do GILM e um representante da Unicorn Factory de Lisboa, que decidiu apoiar a iniciativa através da cedência do espaço da Rede Sítio que acolhe o AI Hub de Lisboa (especificamentededicado a reunir empresas e promotores de iniciativas de Inteligência Artificial).
Da responsabilidade do GILM será também a apresentação do tema, objetivos e formas de participação da Operação 7 Dias com os Media 2025. Contamos, ainda, com uma intervenção de Ahmet Murat Kiliç, Head of the Digital Transformation and E-Learning Unit, do Conselho da Europa, entidade promotora do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital 2025, a que a edição deste ano da Operação 7 Dias com os Media também se associa.
O evento encerra com o debate “IA, eu penso! – Inteligência artificial e Pensamento Crítico”, que pretende inspirar e estimular todas as iniciativas que poderão fazer parte de toda a semana de 3 a 9 de maio de 2025, que se apresenta de forma pública e simbólica como a semana da Literacia Mediática em Portugal.
Com moderação de Alexandre Brito, jornalista da RTP, estará um painel de especialistas em Inteligência Artificial e Literacia Digital: Hélder Touças, Co-coordenador da Rede Lisboa Cidade de Aprendizagem e Coordenador do PILD – Programa para a Inclusão e Literacia Digital, Joana Gonçalves de Sá, Investigadora e Especialista em IA da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, Luísa Coheur, Professora de IA do DEI/Instituto Superior Técnico/ INESC-ID e Membro da equipa de investigação do Projeto Bridge AI, e um representante de área empresarial ligada à IA (sujeito a confirmação).
Recorde-se que atualmente, o GILM, promotor da iniciativa, tem como membros permanentes 14 entidades e um perito convidado: a Associação DNS.PT, a #PortugalMediaLab, a Lusa – Agência de Notícias de Portugal, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a Comissão Nacional da UNESCO (CNU), o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), o Observatório da Comunicação (Obercom), o Plano Nacional de Leitura 2027, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e Vítor Tomé, perito convidado pela sua especialização em literacia mediática.
Informações sobre a operação 7 dias com os Media: https://www.gilm.pt/7diascomosmedia/
Contactos: 7diascomosmedia@gilm.pt

Equipa GILM responsável pela organização: Sandra Martins (.pt); Ana Dias (#PortugalMediaLab); Sofia Rasgado (CNCS); Elsa Mota e Susana Tavares (DGE), Adelaide Jesus e Bruna Afonso (ERC); Fernanda Bonacho (ESCS); Paulo Couraceiro (Obercom); Maria João Filipe (RBE)