Operação «7 Dias com os Media 2024» lançada com presença de mais de cem alunos

Facebook
Twitter
LinkedIn

«Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra» é o tema central desta iniciativa que decorre entre os dias 3 e 9 de maio

Está lançada a operação «7 Dias com os Media 2024» que, nesta 12. ª edição, tem como tema central «Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra».

O arranque desta iniciativa decorreu no passado dia 23 de janeiro de 2024, no Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, e contou com a presença de mais de cem alunos de cinco escolas da capital: Agrupamento de Escolas das Piscinas, Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, Agrupamento de Escolas de Benfica, Agrupamento de Escolas das Laranjeiras e Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre. Embora tenha sido o evento presencial, também pode ser acompanhado em streaming, podendo ser revisto no canal YouTube do GILM.

O primeiro momento ficou marcado pela participação de elementos do GILM que, além do agradecimento aos presentes online e offline, tiveram a missão de apresentar a iniciativa 7 Dias com os Media e de evidenciar o tema escolhido para a edição deste ano. A esse momento seguiu-se uma apresentação de números sobre os discursos de ódio online, apresentados por Tomás Grencho, da Linha Internet Segura. Esse enquadramento seria o mote para o debate que se seguiu e que se centrou precisamente no tema «Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra».

O jornalista Francisco Sena Santos moderou um painel de convidados composto por António Mateus, jornalista da RTP, Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, Marisa Torres da Silva, Professora da FCSH / Universidade Nova, e Tomás Grencho, da Linha Internet Segura.

O racismo, a xenofobia, a guerra na Ucrânia, a limitação à liberdade durante o Estado Novo, o discurso de ódio e as suas consequências foram os pontos abordados nesta sessão e que suscitaram uma forte participação dos alunos.

João Lopes – do projeto Líderes Digitais e um jovem embaixador da iniciativa – apelou, após o debate, à participação de todos na operação «7 Dias com os Media 2024», acrescentando que todos podem contribuir para «mudar o mundo». Â sua apresentação, que também ficou marcada por perguntas de alunos presentes, seguiu-se a apresentação do vídeo de lançamento da iniciativa.

Em termos logísticos, o evento de lançamento contou com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar, da Rede de Bibliotecas de Lisboa e de alunos da Escola Eça de Queirós (de Lisboa) dos cursos de Multimédia e de Organização de Eventos. Além da equipa do GILM, também colaboraram no streaming do evento dois professores de Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social.

Como em edições anteriores, a 12.ª edição da operação 7 Dias com os Media conta ainda com o apoio de media partners: a Antena 1, o Lusa, o Público, o Público na Escola e a RTP.

A operação «7 Dias com os Media 2024» é promovida pelo Grupo Informal Sobre Literacia Mediática, acontece desde 2013, sempre na mesma semana – entre os dias 3 (Dia Mundial da Liberdade de Imprensa) e 9 de maio. 

O tema central deste ano «Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra», propõe uma reflexão crítica e a abertura para múltiplas abordagens, incluindo:

⁻ Discursos de ódio nas redes sociais

⁻ Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz

⁻ Os limites da liberdade de expressão em democracia

⁻ A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online

⁻ O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz

⁻ Inteligência artificial e manipulação da realidade

Tal como é habitual, a iniciativa de 2024 irá incluir todos os projetos/atividades e iniciativas dos mais diversos temas e que tenham como objetivo a promoção e desenvolvimento do conhecimento sobre o universo dos media.

#7diascomosmedia #7diascomosmedia2024 #gilm #literaciamediatica #medialiteracy

Cobertura fotográfica do evento de lançamento da operação 7 Dias com os Media 2024

Créditos das fotografias: João Bica

Também poderá interessar-se:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba novidades por email

Subscreva aqui à nossa Newsletter