Congresso Literacia, Media e Cidadania regressa em 2023, após interregno de 4 anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn

“Transição Digital e Política Públicas”, foi essa a tónica da sexta edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania (Congresso LMC), iniciativa promovida pelo GILM desde 2011, que regressou em abril de 2023, nos dias 21 e 22, em Lisboa, nas instalações da Escola Superior de Comunicação Social, instituição que, desde 2021, é membro permanente do GILM. Em condições normais o VI Congresso LMC ter-se-ia realizado no primeiro semestre de 2021. Contudo, o GILM decidiu não realizar a iniciativa no contexto de restrições motivado pela pandemia de Covid-19, por preferir manter o modelo original, isto é, totalmente presencial.


O anúncio, feito por Pedro Adão e Silva, do lançamento do Plano Nacional para a Literacia Mediática durante o segundo semestre 2023 sobressai como ponto alto logo no arranque do primeiro dia. Num ano em que a iniciativa colocou o foco nas políticas políticas para esta área, este anúncio pelo Ministro da Cultura surge como «algo há muito esperado», como sintetizou no fecho do evento Sérgio Gomes da Silva, membro do GILM. Incumbido da tarefa de apresentar ideias-chave da edição, este representante da Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros, lembrou ainda a necessidade de articular, em termos de políticas públicas, a ação da multiplicidade de agentes no terreno, bem como as diferentes literacias que a literacia mediática mobiliza/com as quais se pode relacionar. Lembrando a evolução dos media, bem como as exigências/oportunidades/desafios que emanam dessa evolução, salientou a importância do jornalismo e da sua necessária ligação ao desenvolvimento da literacia mediática, bem como a responsabilidade das diferentes instituições e atores que a podem promover.

Com cerca de 500 participantes, a edição de 2023, assumiu quase em pleno, o carácter de edição internacional (com a disponibilização de uma versão do website em inglês e a tradução simultânea das sessões plenárias) e inclusiva (com disponibilização de tradução dos conteúdos das sessões plenárias e alguns workshops em Língua Gestual Portuguesa), possibilidade que contou com o apoio da Google (Portugal) , que aceitou patrocinar estes serviços no valor de cerca de 6 mil euros.

A edição de 2023 contou ainda com os apoios do Centro de Formação de Escolas António Sérgio, através do processo de credenciação da iniciativa como formação para professores do ensino obrigatório, da Associação Literacia para os Media e Jornalismo, que disponibilizou gratuitamente dois dos quatro workshops (um sobre rádio e um sobre televisão), e da Fundação Luso-Americana, que patrocinou a deslocação e alojamento de Belinha de Abreu, investigadora luso-americana que esteve entre um elenco de oradores, oriundos de diferentes áreas, ativamente envolvidos na promoção da educação para os media e da literacia mediática.

Do elenco de oradores, por ordem de surgimento no programa, recordem-se os do panorama nacional: Augusto Santos Silva, Pedro Adão e Silva, Joaquim Melro, Fernanda Bonacho, André Sendin,Cristina Ponte, Manuel Carvalho, António José Teixeira, Helena Martins, Lino Santos, Mário Figueiredo, Miguel Crespo, Vitor Tomé, Luísa Meireles, , João Costa, Regina Duarte, Joao Pedro Figueiredo, Pedro Jorge Braumann, Maria João Horta, Tatiana Sanches, Luísa Ribeiro Lopes, Manuel Miguéns, Sérgio Gomes da Silva, Manuela Pargana da Silva, Sandra Miranda, Elmano Margato. Do panorama internacional: Divina Frau-Meigs, Sherri Aldis, Sally Reynolds e Maria Donde.

O VI Congresso LMC teve como media partners a Agência Lusa, a Antena 1, a RTP, o Público e o Público na Escola. Contou ainda com a cobertura informativa de alunos da Escola Superior de Comunicação Social.

Fizeram parte da organização do evento todas as entidades membros permanentes à data do evento:

    A Comissão de Honra foi composta pelos seguintes elementos: Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, João Gomes Cravinho
    Ministro dos Negócios Estrangeiros, Pedro Adão e Silva,Ministro da Cultura, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Costa,
    Ministro da Educação,David Xavier,Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, José Filipe Moraes Cabral,Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Domingos Fernandes,Presidente do Conselho Nacional de Educação, António Feijó
    Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste de Gulbenkian, Elmano da Fonseca Margato
    Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Gustavo Cardoso,Presidente do OberCom, Joaquim Carreira
    Presidente do Conselho de Administração da LUSA, Pedro Cunha,Diretor-Geral da Educação,Lino Santos
    Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Luís Chaby Vaz, Presidente do Instituto de Cinema e Audiovisual, Manuela Pargana da Silva, Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Miguel Poiares Maduro, Presidente do Conselho Executivo do Observatório Europeu dos Media Digitais, Nicolau Fernando Ramos dos Santos
    Presidente do Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal, Sebastião José Coutinho Póvoas
    Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

    A Comissão Científica contou com expertise de investigadores representantes de uma enorme diversidade de instituições do ensino superior com peritos e trabalho nesta área.

    Já a Comissão Executiva foi composta pela seguinte equipas de representantes de instituições membros do GILM: Comissão Nacional da UNESCO – Anna Paula Ormeche; Direção-Geral de Educação – Elsa Mota, Susana Tavares; Entidade Reguladora para a Comunicação Social – Adelaide Jesus; Bruna Afonso; Idalina Paula; Escola Superior de Comunicação Social/Instituto Politécnico de Lisboa – André Sendin, Fernanda Bonacho, Ana Luísa Rasquilho Raposo; Fundação para a Ciência e Tecnologia – Sandra Martins; Rádio e Televisão de Portugal – Mário Rui Miranda; Rede de Bibliotecas Escolares – Maria João Filipe ; Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros – Alexandra Lorena, e o Especialista convidado,Vitor Tomé.

    Também poderá interessar-se:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Receba novidades por email

    Subscreva aqui à nossa Newsletter